top of page
MarquesdeSapucaí.com.br

Marquês

de Sapucaí

Viradouro campeã do carnaval do Rio 2020




A Escola campeã do desfile no Rio volta hoje (29), com o samba enredo De alma lavada, que deu projeção nacional à história das ganhadeiras de Itapuã, na Bahia, movimento pioneiro do feminismo brasileiro.


Composto por mulheres negras escravizadas no século 19, as ganhadeiras ficaram conhecidas pela força de seu trabalho lavando roupas às margens da Lagoa do Abaeté, em Salvador, e que com o ganho da atividade conseguiam comprar a liberdade (alforria) de suas ancestrais e de outras mulheres negras escravizadas.


No desfile, a Viradouro ainda marcou a importância dessa representação com seu último carro, que teve a presença de 10 personalidades negras de diversas áreas de atuação no país fechando a apresentação.


“Carnaval deu voz às mulheres negras e ficará marcado na história“, diz diretor da Viradouro.






personalidades negras de diversas áreas de atuação no país fechando a apresentação. “Foi uma expressão muito de como a mulher negra precisa desse espaço”, afirma Fab. “Eu acho que o tamanho, a projeção e a voz que esse carnaval deu às mulheres negras,  brancas, mulatas, morenas, é algo que vai ficar marcado na história dessas mulheres.”



bottom of page